Na última semana, de 11 a 13 de setembro, o curso de História do Câmpus Iporá da Universidade Estadual de Goiás (UEG) realizou a oitava edição do Simpósio de História, juntamente com o seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso. O evento recebeu, além dos estudantes de História, acadêmicos de outras graduações do câmpus, e ainda estudantes e professores de escolas do Ensino Médio da cidade.
Nessa edição, o Simpósio teve como tema “Diversidade Cultural, Identidade e Ensino de História Indígena”, com o objetivo de abrir as discussões a respeito da inclusão da diversidade cultural no ensino de História na Educação Básica e Superior.
A escolha do tema se deu por uma confluência de fatores. Segundo as professoras Maria Geralda de Almeida e Madalena Dias Freitas, que participaram da organização do evento, o tema foi escolhido devido às Lei 10.639, de 2003 e 1.645, de 2008. – que preveem o ensino obrigatório da História e da Cultura afro-brasileira, africana e indígena do Ensino Fundamental até o Médio. As mudanças curriculares apontadas pelo Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Curricular também influenciaram na escolha, já que disciplinas acerca da diversidade cultural farão parte do núcleo comum das graduações da UEG.
O estudante Wilton de Oliveira, do 4º ano de história, foi um dos participantes do Simpósio. O discente elogiou a temática escolhida, por estar mais voltada à sala de aula e aos conteúdos e práticas que serão repassados aos aprendizes. Wilton, que é bolsista do PIBID, desenvolve atividades nas escolas da cidade trabalhando com as temáticas indígenas e de origem africana. Para ele, dar visibilidade às minorias é importante por “desconstruir algumas imagens negativas que alunos, e a sociedade, têm sobre o negro e o índio”, afirma. O discente destaca ainda a importância de complementar a graduação com a participação em eventos como o Simpósio de História. Segundo ele, esses eventos oportunizam uma melhor formação de futuros professores.
O VIII Simpósio de História contou com palestras, mini-cursos e apresentações de trabalhos, além de uma exposição fotográfica.
(CGCom|UEG)