“Há uma preocupação da academia em relação aos prejuízos ou deficiências que podem ocorrer no processo de constituição do currículo de Geografia, principalmente na educação básica”, observa a professora Loçandra Borges de Moraes, da UEG Câmpus de Ciências Socioeconômicas e Humanas (UnUCSEH), quando perguntada sobre o que deve estruturar a reconfiguração do ensino da Geografia. Essa e outras pautas integraram as discussões do VII Fórum Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (Nepeg) de Formação de Professores, que ocorreu entre os dias 27 e 29 de abril, no Hotel Di Roma Fiori, em Caldas Novas.
O objetivo do Fórum é considerar a produção do conhecimento geográfico no campo do currículo, pensando políticas públicas educacionais. “A princípio o Fórum se constituía num evento de caráter regional, congregando profissionais e estudantes de Goiás. Atualmente, o evento reune profissionais e estudantes de todo o Brasil”, revela a professora ao rememorar os caminhos trilhados pelo Fórum desde sua primeira edição, em 2001. Nesse sétimo Fórum, estiveram presentes alunos e professores de todas as regiões brasileiras, além da participação de representantes de universidades internacionais.
A conferência de abertura do Fórum foi proferida pelo professor Francisco F. Garcia Perez, da Universidade de Sevilha, na Espanha. A mesa-redonda sobre políticas públicas e ensino de Geografia, por sua vez, foi composta pelos professores Genylton Odilon Rocha, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Marcelo Garrido Pereira da Universidad Academia de Humanismo Cristiano, no Chile.
A divisão das discussões do Fórum foi configurada em quatro eixos temáticos: Linguagem para ensino de Geografia; Metodologias e avaliação no ensino de Geografia; Temas e conteúdos no ensino de Geografia; e Currículo, políticas públicas e formação de professores de Geografia.
Dinamizar o ensino
Além dos representantes da UEG Câmpus de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis (UnUCSEH), estiveram presentes docentes e discentes dos câmpus Cidade de Goiás, Porangatu e Morrinhos. Ícaro Felipe Soares Rodrigues, aluno do 3° ano do curso de Geografia na UnUCSEH, apresentou aos participantes do Fórum um trabalho desenvolvido em uma de suas atividades como bolsista Pibid.
Com o objetivo de elaborar ações que dinamizem o ensino da Geografia, o trabalho apresentado pelo aluno, “Uso do sensoriamento e geoprocessamento na produção de material didático”, consiste na produção de três mapas de Anápolis, voltados ao ensino básico. “Os mapas apresentadados possuem três vertentes: Terreno digital, Uso do solo e Hipsométrico, que é uma apresentação em curvas de nível do relevo da região”, revela Ícaro, que acredita que os três temas, quando apresentados em sala de aula através dos mapas, funcionariam como uma metodologia mais leve com uma abordagem de temas atuais.
Para o aluno, a importância do Fórum está na discussão do que se deve pensar na docência de Geografia. “Nossa formação é para docência e fazer parte de um fórum que reafirma a necessidade de discutir as melhorias do papel do professor e dos rumos a serem tomados no currículo da área faz toda a diferença para a minha formação acadêmica”, afirma ele.
(CGCom)