Estado de Goiás

I Encontro de Diretores da UEG propõe novas ações  

O I Encontro de Diretores da Universidade Estadual de Goiás (UEG) teve início na manhã desta segunda-feira, 27. O evento ocorre durante essa semana no campus da cidade de Pirenópolis, trazendo palestras e grupos de trabalho destinados aos novos diretores eleitos e reeleitos das unidades da UEG. O intuito é discutir e traçar novas possibilidades de gestão.

A Gerente de Educação Superior, Sônia Galvão, que representou o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás, Mauro Faiad; a professora Maria Zaíra Turchi, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg); e a equipe interna da UEG compuseram a mesa de abertura do encontro. As duas convidadas externas ressaltaram a importância social que a universidade exerce nas regiões do Estado, com unidades que abrangem também as cidades interioranas.

Maria Zaíra afirmou que, durante os 12 anos em que esteve à frente da Fapeg, a curva de ascendência da Universidade Estadual de Goiás tem sido notável por meio de um "conjunto de propostas dos docentes e participação da instituição nos editais da Fundação".

O reitor da UEG, professor Haroldo Reimer, em sua fala de abertura, enfatizou a necessidade da convergência de ideias durante este encontro. “Esta semana deve ser rica de diálogos, com o objetivo de criar ações que dêem coesão e fortaleçam a universidade”, afirmou.

O encontro desta manhã teve como tema “Universidade: espaço de contradições e construção” e contou com a palestra da ex-presidente do Conselho Nacional de Educação, Clélia Brandão. A professora trouxe uma abordagem sociocultural da situação das universidades brasileiras, apontando à necessidade de um trabalho de gestão que esteja conectado com a sociedade. “A gestão se insere em um processo histórico de construção, fortalecido pelo planejamento, desde que ele seja uma proposta coletiva e, não, individual”, comentou Clélia.

Durante a tarde deste primeiro dia de encontro, foram formados grupos de trabalho. Ao final do dia, cada grupo apresentou propostas de ações com bases nas discussões para o fortalecimento da instituição.


(CGCom)

 

Notícia publicada em 27/01/2014
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás