A possível instalação de uma unidade universitária da UEG no município de Valparaíso, no Entorno do Distrito Federal, foi o tema de uma audiência pública realizada na tarde desta terça-feira, 18, na cidade. A audiência, coordenada pela prefeita Lucimar Nascimento e pelos vereadores, contou com a presença do reitor Haroldo Reimer, da pró-reitora de Graduação, Maria Olinda Barreto, e de diversas autoridades do município e de Luziânia.
Ao abrir as discussões, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Fabrício Costa, disse que o tema da audiência pública é de grande relevância para a cidadania. Segundo Fabrício, Valparaíso possui quase 200 mil habitantes e é o sexto maior município do Estado em número de matrículas, o que, de acordo com ele, representa que a região está em franco desenvolvimento. “A criação da UEG oportunizará a continuação dos estudos para muitos jovens e é condição para o desenvolvimento de Valparaíso”, salientou.
A prefeita Lucimar Nascimento disse que somente na rede municipal de ensino existem 26 mil alunos matriculados e que nas três cidades da região (Valparaíso, Novo Gama e Cidade Ocidental) o número chega a mais de 300 mil. Para a prefeita, a criação de uma unidade da UEG na cidade vem atender uma região que não possui instituição de ensino superior pública. “A Prefeitura está fazendo sua parte e espera realizar o sonho de todos”, destacou.
A luta para a implantação da UEG em Valparaíso teve início na gestão passada, quando a prefeita Leda Borges autorizou a doação de um terreno de quase 8 mil m² à UEG para a construção do prédio que abrigará a unidade. A criação de uma unidade da Universidade no município também faz parte do programa de governo de Marconi Perillo.
A pró-reitora de Graduação, Maria Olinda Barreto, ressaltou que para abrir uma unidade há que se atentar para alguns fatores, como “a demanda de cursos, a infraestrutura necessária, o projeto pedagógico e bons professores para garantir o acesso, a permanência e a saída da Instituição com qualidade”.
Todas as pessoas que fizeram uso da palavra, entre vereadores, professores e alunos, apresentaram argumentos favoráveis à implantação.
Em sua fala, o reitor Haroldo Reimer explicou como funciona a UEG, qual a sua estrutura atual e a fonte de custeio. “A UEG possui 42 unidades universitárias e nos últimos 14 anos prestou serviços importantes para o desenvolvimento humano e tecnológico, com quase 70 mil pessoas tituladas e, destes, quase 30 mil professores do Estado, dos municípios e da rede particular de ensino conquistaram a graduação”, disse. O reitor lembrou que na configuração atual a Universidade enfrenta problemas como a falta de infraestrutura em algumas unidades universitárias, e no momento, há também uma greve parcial que já dura mais de 50 dias. Haroldo Reimer disse ainda que a criação de uma unidade também passa pela análise do Conselho Universitário. “O pleito de Valparaíso tem a minha simpatia, mas temos que andar de forma cadenciada, com planejamento”, pontuou o reitor.
Ao final da audiência pública, o reitor sugeriu que a Prefeitura faça, dentro de 30 dias, o levantamento de demandas de cursos e se comprometeu a enviar uma equipe da Coordenação de Infraestrutura para conhecer o terreno com o objetivo de vislumbrar um projeto e, assim, ter elementos mais palpáveis para definir um cronograma de ação ao longo do segundo semestre deste ano.
(Dirceu Pinheiro)