Tem início nesta quinta-feira, 23 de maio, na Unidade Universitária da UEG de Quirinópolis o Encontro Camponês em Movimento (1º Encam) com o tema “Da roça de toco à produção moderna em Pedra Lisa”.
O 1º Encam é promovido pelo Curso de Geografia da UnU Quirinópolis, com o objetivo de apresentar ao acadêmico “um debate a respeito do sujeito camponês, para compreender suas tradições preservadas na atualidade”, conforme esclarece o coordenador do curso, professor Edevaldo Aparecido Souza.
A programação com palestras, apresentação de trabalhos de campo e artísticas, segue até o dia 25, no Auditório da Unidade, com o propósito de comemorar também o dia do Geógrafo que é celebrado no dia 29 de maio. A palestra de abertura tem como tema “A agricultura camponesa na França: novas perspectivas e dinâmicas locais” que será apresentada pela professora Marine Dubos-Raoul, da Universidade de Paris 8.
Dentro da programação, que contará ainda com a participação de professores da UEG, da Universidade Federal de Uberlândia e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, acontecerá o lançamento do livro “Região e Destinos Turísticos: sujeitos sensibilizados na geografia dos lugares”, obra escrita pelo professor da UEG Jean Carlos Vieira Santos.
(Moema Ribeiro, com informações da Assessoria de Imprensa da UnU Quirinópolis)