Na manhã desta sexta-feira, 19, em São Luís do Maranhão, ao final do 52º Fórum de Reitores da Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), o reitor da UEG, Haroldo Reimer, assinou termo de cooperação com o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes. O termo prevê diversas formas de cooperação entre as duas universidades estaduais, no campo da pesquisa, da graduação e pós-graduação. A parceria bilateral busca estreitar laços entre universidades do mesmo sistema público.
Uma das primeiras ações deste termo de cooperação deverá ser a disponibilização recíproca de vagas para alunos de graduação para estudos no segundo semestre de 2013, com continuidade nos próximos anos. A UEG criou a modalidade de bolsa de mobilidade nacional, num total de 20 bolsas, para possibilitar intercâmbios de estudantes entre universidades estaduais brasileiras, a exemplo do ocorre em âmbito internacional no Programa Ciência sem Fronteira, do governo federal. Em breve deverá ser divulgado o Regulamento e o Edital desta modalidade de bolsa. Prevê-se o envio de 20 estudantes para diversas universidades estaduais. O Edital indicará as vagas disponibilizadas pelas universidades parceiras. Poderão se candidatar estudantes que tenham concluído um terço do curso.
Está em tramitação a assinatura de termo de cooperação com a Universidade do Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (UDESC) e com a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Com o mesmo propósito já foram assinados termos com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e com a Universidade Estadual do Centro do Paraná (UNICENTRO).
Participou do ato de assinatura a pró-reitora de Planejamento, Gestão e Finanças da UEG, Sueli Martins Freitas Alves, e o coordenador geral de Relações Institucionais e Internacionais, Gilson Scharnik.



(Dirceu Pinheiro, com informações de Haroldo Reimer e fotos de Gilson Scharnik)