Em comemoração aos 13 anos da presença da UEG no município, a Unidade Universitária da UEG de Caldas Novas, inaugurada em janeiro de 2000, celebra a data com um marco histórico para a Unidade, como diz a diretora educacional da UnU, Carmem Célia. “Temos muito a comemorar. Será assinada a escritura do prédio que será repassado à Universidade”, ressalta.
A solenidade de assinatura da escritura acontecerá nesta quinta-feira, 4 de abril, às 19 horas, no prédio da UEG, no Setor Parque das Brisas, com a presença do reitor Haroldo Reimer e do prefeito Evandro Magal. O evento será aberto com uma apresentação artística realizada pelos acadêmicos da Unidade, seguida de um coquetel oferecido às autoridades presentes.
A UnU de Caldas Novas, segundo a diretora, foi uma conquista da liderança política do atual prefeito Evandro Magal, junto ao Governo do Estado no ano de 2000, quando Magal também respondia pela chefia do executivo municipal. “O prefeito fez a doação do prédio, que havia sido de FURNAS e onde funcionava um colégio para os filhos dos barrageiros que participaram da construção da hidrelétrica. No entanto, a escrituração do imóvel não foi concretizada naquele período”, explica.
Sem a posse do imóvel, a Universidade estava limitada em realizar ações de melhoria no prédio, o que estava causando alguns transtornos. “Estávamos impossibilitados de realizar reformas para ampliação e adequação às exigências para funcionamento dos cursos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e Ministério da Educação (MEC)”, ressalta a professora.
Ainda segundo Carmem Célia, o processo de escrituração foi iniciado em 2009, com a aprovação do Projeto de Lei Municipal de doação da área pública à Universidade Estadual de Goiás. “Agora, após concluirmos todos os trâmites legais, a minuta será assinada pelo Prefeito e entregue ao reitor Haroldo Reimer, esta noite. É uma grande conquista para a Universidade”, sublinhou a diretora.
(Marcelo Tavares)