Lançamento do livro: Confraria dos homens invisíveis

Data do evento: 16/06/2018 - 16/06/2018
Horário: 19:00

Resumo:
O romance, escrito pelo professor Solemar Silva Oliveira, conta a história de um grupo de homens pouco interessados em viver a vida comum e que desejam se tornar invisíveis aos olhos das outras pessoas.

INFORMAÇÕES GERAIS:

 

O professor Solemar Silva Oliveira do Câmpus de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Goiás (CCET|UEG) lança, no dia 16 de junho, o livro “Confraria dos homens invisíveis - O livro da mitologia dos seres deselegantemente arbitrários”. O lançamento será realizado às 19h no Sesc Jundiaí, em Anápolis.

O romance conta a história de um grupo de uma cidade desconhecida, que se reúne para formar e manter uma ordem intitulada “Confraria dos homens invisíveis”. O Narrador descreve a vida complicada, medíocre e melancólica dos nove membros da confraria: Suas ilusões, suas aventuras, suas decepções. A confraria é uma estrutura que tem suas regras internas, chamadas de mandamentos, que determinam o comportamento de seus membros. Esses seres estranhos, pouco interessados em viver a vida comum, pelejam por tornarem-se invisíveis para os olhos das outras pessoas.

A obra faz parte da produção artística do professor e recebeu menção honrosa no concurso nacional Mark Wertz.

O livro é prefaciado pelo professor Flávio Alves Barbosa, coordenador pedagógico do CCET, e segundo ele Confraria dos homens invisíveis é um libelo contra a ditadura da visibilidade. Ditadura que não respeita a solidão de ninguém e joga na sarjeta os que buscam a visibilidade transvestindo-se de invisível.

“A leitura deste livro me confirmou que a solidão é para o ser humano uma espécie de placenta, isto é, um núcleo constitutivo da existência humana. [...] o caminho da invisibilidade é a estrada de volta para casa, é a possibilidade de cada homem e mulher inventar-se e reinventar-se a si mesmo, de ser sua própria medida, e não viver segundo a medida dos outros. Em tempos em que visibilidade é sinônimo de ser e que os espaços de não-ser têm sido cerceados, nada melhor do que ter nas mãos este livro”, analisa Flávio Alves Barbosa no prefácio.

SERVIÇO
Lançamento do livro Confraria dos homens invisíveis
Data: 16 de junho – às 19h
Local: Sesc Jundiaí
Endereço: Avenida Santos Dumont esquina com Zeca Louza, s/n – Jundiaí, em Anápolis

 

(Adriana Rodrigues | CeCom|UEG)