Semana do Orgulho LGBT+

Data do evento: 26/06/2022 - 01/07/2022

Porque o amor é democrático!

Acontece entre os dias 26 de junho e 1º de julho, a Semana do Orgulho LGBT+ da Cidade de Goiás com o tema “Porque o amor é democrático!” e a Universidade Estadual de Goiás (UEG) é parceira do evento.

O evento, que tem entre seus realizadores o Flores do Nim, coletivo LGBT+ da Cidade de Goiás, tem como proposta reafirmar o pacto democrático da sociedade brasileira através de atividades e ações que propiciam espaços de reflexão e de manifestação acerca das diversidades, das identidades, da dignidade humana.

Segundo o professor Euzébio Fernandes de Carvalho, docente da UEG, a democracia de direitos só se efetivará na experiência cotidiana quando todas as pessoas tiverem as mesmas condições de viver com sua dignidade respeitada. "É justamente para afirmar tais identidades (individual e coletivamente) que realizamos a Semana do Orgulho LGBT+ na Cidade de Goiás. Vamos às ruas porque não aceitamos aquilo que nos impuseram. Vamos às ruas “porque o amor é democrático!", completa.

Flores do Nim

O Coletivo Flores do Nim é uma iniciativa interinstitucional realizada pelo Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Diaspóricos (Neaad|UEG); Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares (Nepet|IFG); Escola Pluricultural Odê Kayodê (EPOK/ Vila Esperança); e Grupo de Pesquisa e Gênero, Diversidade e Justiça, da UFG.

O Coletivo objetiva empoderar as pessoas para a construção e a defesa da equidade de direitos e igualdade de oportunidades em todos os espaços sociais, em especial, no interior das instituições de ensino da Educação Básica e do Ensino Superior.

Confira abaixo a programação completa da Semana do Orgulho LGBT+ da Cidade de Goiás:

26/06 - domingo

13h30 - “Para embelezar a luta: oficina de produção de estandartes, cartazes e bandeiras” .
Local: Sede da Associação Mulheres Coralinas
Referência: Ebe Matos (Ascoralinas)

17h - Pré-paradinha. Passeata de chamamento para a Semana do Orgulho LGBT+ 2022
Referência: Euzebio Carvalho (NIM/UEG) / Ebe Matos (AsCoralinas) / Iolanda Aquino (Secretaria da Mulher)

19h - Banquetaço: caldo da cidadania. País com fome não é uma democracia!
Referência: Iolanda Aquino (Secretaria da Mulher)

27/06 - segunda-feira

9h-16h - Mutirão de Cidadania do Orgulho LGBT+
Saúde (tenda da saúde/CAPS) +