5º Oficinas de Escrita Criativa

Data do evento: 19/03/2022 - 13/09/2022

Oficinas de escrita criativa da União Brasileira de Escritores

A União Brasileira de Escritores Seção Goiás (UBE-GO), em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), vai lançar a quinta edição da Oficina de Escrita Criativa, que contará com 20 palestrantes, entre escritores goianos, de outros estados e que vivem fora do Brasil.

A abertura será no próximo dia 19 de março, com oficina ministrada pela escritora paulista Aline Bei, autora dos livros "O peso do pássaro morto" e "Pequena coreografia do adeus". Na sequência, haverá a participação de nomes como Marina Colasanti, Michel Laub, Lêda Selma, Alexandre Soares Silva, Edival Lourenço, Martha Batalha e Goiandira Ortiz, entre outros.

A edição 2022 apresentará algumas novidades. A principal delas é que o evento terá caráter misto, intercalando sessões virtuais e presenciais. As virtuais ocorrerão nas manhãs de sábado, enquanto as presenciais terão espaço nas noites de terça-feira no Porto do Escritor, sede da UBE Goiás, em Goiânia. Todas as oficinas serão mediadas pelo escritor Ademir Luiz, atual presidente da UBE Goiás.

Ademir Luiz explica que a segunda novidade será a publicação de um livro resultante dos textos produzidos pelos participantes das oficinas. "A ideia é que os ensinamentos e técnicas adquiridas sejam revertidos em produtos artísticos que possam ser apreciados por todos os interessados em literatura", diz.

A 5ª edição das oficinas de escrita criativa da União Brasileira de Escritores Seção Goiás foi viabilizada pela Lei Aldir Blanc, com recursos do Governo Federal, geridos pela Secretária de Cultura do Estado de Goiás. O evento recebeu apoio institucional da Universidade Estadual de Goiás, por meio do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (Teccer).

O presidente da UBE-GO salienta que não há nenhum tipo de restrição acerca de quem pode se inscrever nas oficinas ou participar da publicação do livro. "A UBE Goiás espera pessoas de todas as idades e formações. Escritores estabelecidos em busca de canais de diálogo, escritores amadores, leitores, pesquisadores de literatura e estudantes em geral", explica.

O cronograma completo das oficinas poderá ser conferido pelo site www.ubegoias.com.br, onde o público interessado poderá se inscrever. A inscrição também poderá ser feita pelo WhatsApp (62) 99218-7640. Os participantes receberão certificados. As vagas são limitadas.

As oficinas de escrita criativa da União Brasileira de Escritores - Seção Goiás já se tornaram uma tradição no calendário cultural goiano. Elas tiveram início em 2014 e alguns dos escritores mais importantes do cenário cultural goiano e brasileiro participaram, promovendo uma intensa troca de experiências culturais e estéticas.