UEG realiza segunda edição do Fotocine

Data do evento: 18/04/2018 - 03/05/2018

Workshops e palestras vão reunir profissionais e público para debater cinema e fotografia no auditório do Câmpus Goiânia-Laranjeiras

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) Câmpus Goiânia – Laranjeiras realiza até 3 de maio a segunda edição do Fotocine. O objetivo é reunir profissionais do cinema, audiovisual, da fotografia, da comunicação e das artes para debater com o público o diálogo existente entre o cinema e a fotografia.

Cada ciclo de workshop oferece um total de cem vagas -- todas as atividades gratuitas. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.fotocine.art.br ou presencialmente, no câmpus.

Nesta edição, serão realizados cinco ciclos de encontros semanais, sempre com um profissional diferente. As palestras serão ministradas às quartas-feiras; às quintas, será a vez dos workshops, com Ana Rita Vidica, Fabrício Cordeiro, Jarleo Barbosa, Rodrigo Cássio e Rafael de Almeida, nomes conhecidos da fotografia no circuito goiano.

A fotógrafa e professora universitária Ana Rita Vidica inicia o circuito, ao abordar os trânsitos entre fotografia e cinema a partir das relações entre produção e recepção de obras artísticas. No minicurso, os participantes serão levados a refletir sobre a mistura de linguagens entre fotografia e cinema a partir da discussão de autoria proposta pelo filósofo francês Michel Foucault.

O circuito segue com o minicurso do crítico de cinema Fabrício Cordeiro, nos dias 11 e 12, quando será abordado o uso criativo da fotografia na elaboração da linguagem cinematográfica. Em seguida, será a vez de Rodrigo Cássio, doutor em estética e filosofia da arte, discutir o conceito de mise en scène a partir da representação da imagem na fotografia e do cinema.

No quarto ciclo de palestras Rafael de Almeida, professor do curso de Cinema e Audiovisual da UEG, vai debater como o realizador media as relações que o espectador terá com as representações das coisas do mundo.

O diretor e roteirista Jarleo Barbosa assume a última rodada do Fotocine, nos dias 2 e 3 de maio, com bate-papo sobre a imagem em movimento no cinema. Sob o tema A fotografia no cinema – do estático à ação, Jarleo vai debater as implicações da direção de fotografia na realização de uma obra audiovisual.

Contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2016, Secretaria de Educação (Seduce) e Governo do Estado de Goiás, o Fotocine tem a coordenação geral de Lu Barcelos e produção da WA Imagem.

PROGRAMAÇÃO GERAL
Workshop 1 – Trânsitos entre fotografia e cinema: a partir das relações entre produção e recepção de obras artísticas
Convidado: Ana Rita Vidica
Data: 4 e 5 de Abril de 2018