Pint of Science Anápolis e Formosa

Data do evento: 20/05/2019 - 22/05/2019

Pela primeira vez em Anápolis, o Pint of Science leva ciência para os bares das cidades entre os dias 20 e 22/05

A aproximação entre ciência e a comunidade é o foco do Pint of Science desde o seu surgimento, em maio de 2013, em Londres. A jornalista Denise Casatti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) foi a responsável por trazer para o Brasil o festival, que ocorreu pela primeira vez no país em 2015, em São Carlos (SP).

Em 2019, o Pint of Science ocorrerá em 87 cidades brasileiras, com cientistas tratando da ciência de forma democrática e divertida em bares e restaurantes. Em Anápolis, o festival está sendo organizado por docentes e alunos do câmpus de Ciências Exatas e Tecnológicas de Anápolis Henrique Santillo, da Universidade Estadual de Goiás (UEG). No câmpus Formosa também ocorrerá a edição do festival, com organização de professores da UEG.

Festival 2019
Neste ano, o festival será realizado nos dias 20, 21 e 22 de maio, no mesmo horário para todas as 87 cidades brasileiras. Em Anápolis, dois bares foram escolhidos para o acontecimento: o Underground Pub e o Fazendinha. Todas as palestras terão início às 19h. Em Formosa, os locais serão: Paladini Bistrô e no Restaurante e Pizzaria Comida de Buteco.

Serão duas palestras por dia em cada bar, realizadas de forma simultânea. Os temas vão de dinossauros a vacinas, em Anápolis, todas ministradas de forma dinâmica e com linguagem acessível, sem o uso de jargões técnicos, tudo para manter a atenção do espectador. O público paga apenas o que consumir. Em Formosa, os temas vão de games à linguagem secreta das plantas.

“O festival conta com a participação de cientistas de instituições da própria cidade. Isso é importante, pois divulga à sociedade que há ciência de alto nível sendo realizada localmente”, denotou Fabrício Teresa, professor da UEG e coordenador do festival na cidade.

A programação completa do evento em Anápolis pode ser conferida AQUI. A programação de Formosa pode ser conferida AQUI.

Ciência para todos
Na mesa do bar ou nos laboratórios, o intuito com o Pint of Science é levar discussões científica para locais inusitados, de forma a atingir cada vez mais pessoas e incentivá-las a encantar-se com ciência.

“O Pint of Science serve também para chamar a atenção para a importância que a ciência desempenha em nossas vidas. Ela está no nosso dia a dia e, muitas vezes, nos esquecemos disso”, afirmou o professor Fabrício. Para ele, a tecnologia de celulares, internet, combustíveis e técnicas de desenvolvimento de remédios são exemplos de aplicações práticas dos conhecimentos científicos na vida cotidiana e que podemos perceber e conhecer melhor por meio de eventos como o festival.

Mais informações:

Pint of Sicence
Data: 20, 21 e 22 de maio
Horário: A partir das 19h
Locais: Underground Pub e Fazendinha (Anápolis), Paladini Bistrô e Restaurante e Pizzaria Comida de Buteco (Formosa)
Endereços: Underground Pub: avenida Universitário, 800, Anápolis / Fazendinha: avenida São Francisco, 290, bairro Jundiaí, Anápolis

Paladini Bistrô: avenida Contôrno, Parque Laguna, Formosa / Restaurante e Pizzaria Comida de Buteco: rua Valeriano de Castro, 205, st. Central, Formosa

(Anna Carolina Mendes|CeCom|UEG)