III SEJA - Gênero e Sexualidade no Audiovisual

Data do evento: 28/11/2018 - 29/11/2018
Horário: 08:00

Resumo:
O evento conta com comunicações orais, mesas redondas, debates e ainda uma mostra audiovisual no Cinema Lumière Banana Shopping, com entrada gratuita

INFORMAÇÕES GERAIS:


O Curso de Cinema e Audiovisual do Câmpus Goiânia Laranjeiras realiza, nos dias 28 e 29 de novembro, a terceira edição do SEJA – Gênero e Sexualidade no Audiovisual.

Evento criado em 2016, o SEJA objetiva fortalecer, no meio acadêmico, um espaço de discussão para questões de gênero, raça e sexualidade, utilizando o audiovisual como ferramenta política.

A postura machista e homofóbica do apresentador Sílvio Santos, as personagens femininas no cinema mundial e nacional, a pornografia no Facebook, as vozes negras LGBT em documentários e a construção das masculinidades no audiovisual são alguns dos temas que serão abordados nas vinte e cinco comunicações orais de estudantes e docentes da UEG, pesquisadores/as e docentes de outras instituições do Estado e também de outras regiões. Confira a programação.

Duas mesas redondas completam essa programação acadêmica, que será realizada no Câmpus Goiânia Campus Laranjeiras. No dia 28, a mesa “Formas re(existência) em imagens e discursos sobre gênero, raça e sexualidade”, reúne as professoras Lorena Francisco de Souza (UEG) e Lenise Santana Borges (PUC/GO).

No dia 29, é a vez de Vanessa Goveia (Continuísta e Diretora) e Raphael Gustavo da Silva (Diretor e Produtor), respectivamente egressos do curso de graduação e Pós em Cinema e Audiovisual da UEG apresentarem suas vivências profissionais e projetos de produção local na mesa redonda “Contranarrativas, visibilidade e processos criativos no audiovisual”.

O III SEJA conta ainda com uma mostra audiovisual, no Cinema Lumière Banana Shopping, com entrada gratuita. Dividida em duas sessões (18h e 19h30), essa mostra apresenta 14 curtas e um longa-metragem, selecionados a partir da exibição em festivais e mostras nacionais com foco na diversidade sexual e de gênero, como o Visões periféricas, o Recifest e o Mix Brasil.

Essas produções problematizam nos âmbitos da representação e da produção audiovisual, as normas de gênero, o padrão estético branco e a lógica heteronormativa vigentes na nossa sociedade.

O longa A Cidade do Futuro, dirigido por Cláudio Marques e Marilia Hughes é um dos destaques do evento. Em uma exibição única e inédita no dia 28, tal filme apresenta a história de Gilmar, Igor e Milla, que diante de uma gravidez inesperada, resolvem formar uma família e assim enfrentam o machismo e a homofobia de uma cidade no interior da Bahia. Após a exibição dos filmes, nos dos dias, serão realizados debates.

Acreditando na potência do cinema e do audiovisual, é o que III SEJA destaca a diversidade de olhares, vivências e lugares de fala, expressas em narrativas anti-hegemônicas, que por meio do audiovisual buscam desnaturalizar nossos modos de ver, e principalmente, criar novos e plurais regimes de visibilidade sobre gênero, raça e sexualidade; sobre afetos, desejos e formas de reexistir.

SERVIÇO

III SEJA – Gênero e Sexualidade no Audiovisual
Data: 28 e 29 de novembro de 2018
Locais de realização: CÂmpus Laranjeiras e Cinema Lumière Banana Shopping

Mais informações:

Profª Ceiça Ferreira - 62 99848-2122
Email: seja.ueg@gmail.com
Site: www.sejaueg.wordpress.com