Exposição sensorial e acessível “(Re)existência”

Data do evento: 11/10/2018 - 26/10/2018
Horário: 16:00

Resumo:
Fotografias em 3D, obras sensoriais, vídeo, instalação interativa e imagens acompanhadas de legenda em braile e audiodescrição compõem a exposição

INFORMAÇÕES GERAIS:

 

O curso de Cinema e Audiovisual do Câmpus Goiânia Laranjeiras da Universidade Estadual de Goiás (UEG), organiza, a partir dessa quinta-feira, dia 11, a Exposição “(Re)existência”.

Realizada em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), (Re)existência é uma exposição sensorial e acessível sobre a remontagem do espetáculo de dança inclusiva “Endless”, do grupo português Dançando com a Diferença, do coreógrafo Henrique Amoedo.

O espetáculo tem como eixo o Holocausto, ocorrido durante a II Guerra Mundial, e nos remete a rever o ocorrido e propor reflexões sobre a sociedade contemporânea, por meio da arte-educação. No Brasil, o projeto ganhou vida por meio da direção da processora Marlini Dorneles de Lima, em um projeto de extensão na Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD|UFG).

Após seis meses de trabalho com escolas e instituições goianas que atendem pessoas com deficiência, o espetáculo foi apresentado em junho de 2018, com um elenco formado por 60 pessoas com deficiência, além de seus familiares, bailarinos profissionais e educadores, brasileiros e portugueses. O espetáculo contou com recursos de acessibilidade, como interpretação em libras, audiodescrição e material educativo em braile com imagens em alto relevo.

E é aqui que a UEG entra em cena. Os alunos do curso de Cinema e Audiovisual do Câmpus Laranjeiras da UEG realizou o making of, fotografando e filmando os ensaios e finalizou os trabalhos com registros do espetáculo. A exposição (Re)existência expõe esse processo de construção do espetáculo, e conta com recursos para tornar a experiência de visitação acessível a diversos públicos com deficiência.

Sob curadoria da professora Júlia Mariano, a exposição conta com fotografias dos ensaios e do espetáculo, acompanhadas de legenda em braile e audiodescrição. A exposição apresenta fotografias em 3D, para serem vistas e tocadas e proporciona ainda experiências acessíveis por meio da série “Poesias táteis”, do artista Hal Wildson, com obras que permeiam temas como amor, afeto, solidão e as diferenças da existência humana. A exposição conta ainda com instalação interativa, um manifesto pela existência, composta por cartas dos participantes do projeto.

A abertura da Exposição serás às 16h nesta quinta-feira, dia 11 de outubro, o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência.

(Re)existência ficará aberta à visitação do público até o dia 26 de outubro no Media Lab, localizado no Câmpus Samambaia UFG. As visitas podem ser feitas entre 13h e 18h, de segunda à sexta-feira, exceto feriados.


SERVIÇO
Exposição (Re)existência
Local: Media Lab (Câmpus Samambaia UFG)
Endereço: Rua Samambaia, S/N - Vila Itatiaia, Goiânia

Data: De 11 a 26 de outubro
Visitação: Das 13 às 18h (De segunda à sexta-feira, exceto feriados)

Agendamentos e informações:
(62) 3521-1659 ou (62) 98126-0562

 

(Adriana Rodrigues | CeCom|UEG)