Estado de Goiás

  

Noticias(Todas)

Proposta da UEG capta 3,8 milhões para pesquisa científica  

A  Universidade Estadual de Goiás foi uma das contempladas pela chamada pública da FINEP no edital Infraestrutura em Campi Estaduais e Municipais 02/2013. De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PrP) a UEG recebeu parecer favorável para a proposta “Fortalecimento da Infraestrutura de Pesquisa em Bioprospecção e Impactos Ambientais”.

A proposta foi elaborada por uma equipe de professores da Unidade Universitária da UEG de Ciências Exatas e Tecnológicas de Anápolis (UnUCET) e das Unidades Universitárias da UEG de Ipameri, Iporá, Goiás, Quirinópolis e Minaçu, além de integrantes dos Programas de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Cerrado, Ciências Moleculares, Produção Vegetal e Engenharia Agrícola. A proposta é coordenada pelo professor Fabrício Barreto Teresa (UnU Porangatu e UnUCET) e pela professora Joelma Abadia Marciano de Paula (UnUCET).

O recurso financeiro aprovado totaliza 3,8 milhões de reais, sendo R$ 1.852.577,59 provenientes da FINEP e R$ 1.949.154,00 provenientes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

De acordo com o professor Fabrício Teresa o projeto prevê a aquisição de equipamentos de médio e grande porte visando o fortalecimento e a consolidação das atividades de pesquisa voltadas para o estudo dos impactos ambientais e bioprospecção. “Com a aquisição dos equipamentos esperamos aumentar a produtividade em pesquisa da UEG, reduzir assimetrias regionais, por meio da instrumentalização de diferentes Unidades Universitárias, fortalecer Grupos de Pesquisas existentes e criar condições para a criação de novos programas de pós-graduação”, afirma o professor.

“A captação de recursos externos perfaz uma das mais importantes ações orquestradas pela Universidade para realizar benfeitorias de infraestrutura, sobretudo àquela destinada às atividades de pesquisa. Neste sentido, é com extrema satisfação que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação parabeniza todos os professores envolvidos nesta ação, pelo esforço e dedicação em colaborar de forma tão relevante para a promoção de avanços de tamanha importância ao crescimento da nossa Instituição”, destaca o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG, professor Ivano Alessandro Devilla.

(Moema Ribeiro, com informações da PrP)

Notícia publicada em 26/11/2013.
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás