Formas de Ingresso na UEG

A UEG oferta mais de 5 mil vagas para os cursos de graduação todos os anos, confira as formas pelas quais você pode ingressar na Universidade.

Vagas previstas nas propostas pedagógicas dos cursos (PPC):

  • Processo Seletivo/Vestibular: Nesta modalidade, os candidatos que tenham concluído o ensino médio são selecionados, por meio da realização de prova, para o ingresso nos cursos de graduação presencial e à distância da UEG.

O Processo Seletivo é realizado duas vezes ao ano, sendo que no primeiro semestre são oferecidos cursos em seis cidades e no final do ano em todos os 41 câmpus da UEG.

  • Processo Seletivo/Enem: Aqui são ofertadas as vagas remanescentes do processo seletivo/vestibular aos estudantes egressos do ensino médio que desejam fazer a graduação por meio do aproveitamento de seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Vagas disponíveis (ociosas):

  • Reingresso: Esta modalidade de seleção é permitida somente aos estudantes da UEG que abandonaram temporariamente o curso (não renovaram a matrícula por mais de um período letivo consecutivo) e desejam retomar as aulas.
  • Transferência: Esta seleção pode ocorrer de duas formas:
    • Transferência interna: Quando o candidato à vaga está matriculado em um curso de graduação da UEG e quer mudar para outro ou deseja mudar de turno no mesmo curso que frequenta.
    • Transferência externa: Quando o candidato à vaga está matriculado em outra Instituição de Ensino Superior do país e quer estudar na UEG.
  • Portador de Diploma de Graduação: Esta modalidade de seleção é destinada a quem já possui um diploma de graduação nacional reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou diploma de graduação no exterior devidamente revalidado no Brasil e quer se candidatar aos cursos de graduação oferecidos pela UEG.

Para participar do processo e concorrer às vagas disponíveis para Transferências Interna e Externa, Reingressos e Portadores de Diploma, o candidato deve se cadastrar no site www.minhavaga.ueg.br. 

Intercâmbio:

Por meio dessa modalidade alunos de Instituições de Ensino Superior de outros países podem estudar um período ou até o curso completo na UEG. 

As chamadas são publicadas no site da Assessoria de Relações Externas. A UEG tem acordos de cooperação firmados com 13 universidades em 8 países diferentes. Caso sua universidade não tenham acordo conosco, entre em contato com a AREX, a UEG está abertas a novas parcerias.

Transferência ex officio:

Esta modalidade de ingresso é garantida ao servidor público federal civil ou militar e aos seus dependentes que estude em qualquer Instituição de Ensino Superior do país e que requerer a vaga em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício, por interesse da administração pública.

O ingresso pode ser solicitado em qualquer época do ano e independente da existência de vaga ociosa.

Portadores de visto de refugiados e portadores de visto permanente por razões humanitárias:

Simultaneamente ao Vestibular convencional, a UEG realiza um Processo Seletivo Especial para selecionar candidatos que estejam no Brasil como refugiados ou que sejam portadores de visto humanitário. São ofertadas vagas suplementares, uma em cada curso de graduação da Universidade.

Programa de Estudante - Convênio de Graduação (PEC-GO):

Esta forma de ingresso em cursos de graduação da UEG é permitida a estudantes estrangeiros de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.